Os Açores vão investir cerca de 30 milhões de euros no porto de Praia da Vitória para mais do que duplicar o comprimento do cais para acolher navios de carga e de cruzeiros.
O anúncio de intenção de investimento feito hoje pelo presidente do Governo Regional dos Açores, no porto da Praia da Viória, onde inaugurou as obras de requalificação das oficinas, armazém e edifício de operações portuárias.
O porto da Praia da Vitória dispõe actualmente de um cais de 300 metros de comprimento, O objectivo é acrescentar 350 metros, com fundos de -20 metros.
O concurso para a realização do projecto deverá avançar até ao final do ano, disse José Manuel Bolieiro, estando ainda dependente dos estudos geológicos que decorrem por iniciativa da Portos dos Açores.
O investimento de cerca de 30 milhões de euros será suportado por fundos públicos e, esperam as autoridades do arquipélago, co-financiamento comunitário.
A mais do que duplicação do cais deverá resolver o problema da falta de espaço para acolher navios de cruzeiro, afastando a hipótese de utilização do porto usado pela Força Aérea norte-americana, localizado no outro lado da cidade.
“Não vou deixar nada como excluído porque tudo evolui, mas a nossa estratégia agora é esta, até porque a outra parte está dependente não do domínio dos Açores, mas do domínio do Ministério da Defesa e, segundo informação que a administração da Portos dos Açores me passou, não houve abertura por parte do Ministério da Defesa Nacional”, adiantou José Manuel Bolieiro, citado pela “Lusa”.
“É minha profunda convicção que a posição geo-estratégica deste porto é fundamental para ser optimizado e potenciar a sua capacidade para o desenvolvimento, não apenas da ilha Terceira, mas para o enorme contributo da ilha Terceira e deste porto para a economia dos Açores”, salientou o governante, no discurso de inauguração das obras.
Desgoverno do PS, de Costa % Medina, não comparticipa obras recuperacao dos portos dos Acores destruidos por temporal, VERGONHA