Um ex-rebocador de alto-mar que opera nos Açores vai tentar transportar bens essenciais até ao porto das Lajes das Flores, na próxima quarta-feira.
Depois de, na semana passada, o navio Monte da Guia, da Transinsular, não ter conseguido operar no porto das Lajes das Flores, devido aos estragos no quebra-mar, que não protegem os navios da agitação marítima, as esperanças voltam-se agora para o Thor, um ex-rebocador de alto mar.
Segundo Rui Coutinho, director regional da Mobilidade, o Monte da Guia está em Ponta Delgada a descarregar alguns contentores para que o Thor tente fazê-los chegar às Flores.
“Estamos a falar de quatro contentores de frio, com produtos perecíveis, e também de gás butano, produtos essenciais que fazem falta nas Flores”, precisou.
Paralelamente à operação com o Thor, o Governo Regional está também a preparar uma nova escala da Transinsular na ilha das Flores, também na próxima quarta-feira, desta vez com o porta-contentores Monte Brasil, que tentará repor o abastecimento normal à ilha.
As condições climatéricas para os Açores nos próximos dias preveem uma melhoria na terça e quarta-feira e um novo agravamento nos dias seguintes.