O navio Monte da Guia estreou hoje a ponte-cais do porto da Las Lajes das Flores, nos Açores, construída na sequência dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo, em 2019.
“Com a operacionalização da ponte-cais, mantendo-se sempre especial atenção às condições oceano-meteorológicas locais, o porto das Lajes das Flores volta a poder operar, com segurança, navios de comprimento até 130 metros e com calado até 6,5 metros”, informou a Portos dos Açores em comunicado.
O Monte da Guia. da Transinsular, atracou no lado sul da ponte-cais, o que “repõe e garante os padrões de funcionamento portuário anteriormente existentes, minimizando muito os riscos desta operação”, reforçou a gestora da infra-estrutura portuária.
Segundo a Portos dos Açores, “estão reunidas as condições para realizar operações mais eficientes e seguras” no porto das Lajes das Flores, ainda que “continuem sujeitas a articulação com as restantes empreitadas” que decorrem e “condicionadas” às condições meteorológicas.
A conclusão da nova ponte-cais representa uma “fase intermédia” da empreitada de construção do novo molhe principal do porto, que tem “elevada complexidade técnica e permanente exposição às desafiantes” condições atmosféricas.
De acordo com a empresa, o projecto do porto para repôr “definitivamente” a capacidade portuária da infra-estrutura das Lajes das Flores “tem previsão de lançamento de procedimento concursal no primeiro trimestre de 2023” e a obra deverá ficar concluída “até final de 2028”.
A Portos dos Açores recorda que, na sequência da passagem do furacão Lorenzo, em 01 e 02 de outubro de 2019, a ilha das Flores, “ficou gravemente afetada na sua capacidade portuária e sustentação logística”.
Parabens Acores pela resiliencia e esforço de recuperar a Economia destruida pelas forças adversas do Mar, Bom exemplo para Portugal !
Parabens Acores pela resiliencia e esforço de recuperar a Economia destruida pelas forças adversas do Mar, Bom exemplo para Portugal !