O porto das Lajes, na ilha das Flores, Açores, foi devastado pelo furacão “Lorenzo” e estará inoperacional por tempo indeterminado.
O porto das Lajes foi o mais afectado pela passagem do furacão “Lorenzo” pelas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores. Em causa está agora o abastecimento da população local, em particular em alimentos e combustíveis.
Foi cerca das quatro horas da madrugada, com a preia-mar, que a ferocidade das ondas mais se fez sentir no porto, destruindo praticamente tudo à sua passagem. Desde logo, o molhe de protecção e o cais de acostagem foram seriamente danificados. O mesmo aconteceu com as instalações da administração portuária.
O mar e o vento danificaram também muitos contentores em terra e atiraram outros ao mar, não se sabendo ainda que destroços terão afundado.
A lancha dos pilotos e a lancha da Atlanticoline ficaram também operacionais. O mesmo aconteceu com várias embarcações de pesca e de recreio que estavam fundeadas ou varadas no porto.
O porto das Lajes é o único porto comercial da ilha das Flores, pelo que a sua inoperacionalidade coloca em causa o abastecimento da população.