O Porto de Amesterdão, em parceria com uma sociedade financeira britânica, é o único concorrente ao terminal de contentores de Caglari.
A autoridade portuária de Cagliari (Itália) anunciou que a Port of Amesterdam International e a britânica Pifim apresentaram a única manifestação de interesse formal na exploração do terminal de contentores local.
A Port of Amesterdam International é o “braço armado” para a internacionalização do porto de Amesterdão, estando já envolvido em projectos em África, Américas, Médio Oriente e Ásia. Da Pifim pouco se sabe, apenas que é uma sociedade de investimento estabelecida no Reino Unido mas com ligações a Itália.
O terminal de contentores de Cagliari ocupa uma área de 40 hectares e dispõe de uma frente de cais de 1 500 metros. A sua capacidade é de 1,3 milhões de TEU/ano.
A Contship abandonou a concessão em meados de 2019, depois a Hapag-Lloyd, o principal cliente do terminal de transhipment, se ter mudado para Tanger Med. Em Setembro do ano passado, a autoridade portuária local anunciou o lançamento de um concurso para uma nova concessão.
Actualmente, apenas a MSC opera em Cagliari, servindo o mercado da Sardenha.