Cinco vezes por semana, um comboio ligará, em ambos os sentidos, o porto de Antuérpia e a cidade de Chongging, na R.P. China, percorrendo mais de dez mil quilómetros. A ideia é criar mais uma alternativa ao transporte marítimo.
O novo serviço é operado conjuntamente pela Hupac, pela Russkaya Troyka e pelo Eurásia Good Transport. A ligação atravessa a Bélgica, Alemanha, Polónia, Ucrânia, Rússia, Mongólia e China.
No imediato, o tempo de trânsito previsto é de 20-25 dias. Ainda assim melhor que os 35 dias em média que demora a viagem marítima entre a Ásia e o Norte da Europa. Mas as autoridades aduaneiras belgas confiam em reduzir a viagem para cerca dos 15-20 dias mercê do seu projecto Green Lane, que permitirá a partilha electrónica de informação entre todas as alfândegas ao longo do trajecto.
O primeiro comboio partiu de Antuérpia na passada segunda-feira, carregado com granéis e contentores. O custo da viagem é mais elevado que a opção marítima, mas os promotores confiam no binómio preço-tempo para convencerem os carregadores.
Conseguir o equilíbrio das cargas em ambos os sentidos da viagem é, também aqui, o principal desafio. No sentido eastbound, as cargas são essencialmente produtos químicos, ao passo que no sentido inverso dominarão os componentes automóveis e equipamentos tecnológicos.