O porto de Antuérpia vai investir na construção da plataforma logística do porto de San Pedro, na Costa do Marfim. Objectivo: potenciar os tráfegos com a região.
San Pedro já é o porto líder mundial na movimentação de cacau, mas tem ambições em tornar-se um porto crucial para outras mercadorias – como fertilizantes ou castanhas de caju –, pelo que começará a construir, no início de 2017, a plataforma logística San Pedro Logistique.
Este projecto está orçado em 5,5 milhões de euros e a Port of Antwerp International (PAI),a subsidiária de consultoria e investimentos da autoridade portuária de Antuérpia (APA) financiará 35% desse montante, tendo como contrapartida a participação na na companhia que gerirá a nova plataforma logística. A obra deverá estar concluída até ao Verão de 2017.
O memorando de entendimento foi assinado na passada quinta-feira, por Eddy Bruyninckx, CEO da APA, Kristof Waterschoot, director da PAI, e Hilaire Lamizana, director-geral da autoridade portuária de San Pedro.
“Está o primeiro investimento concreto do porto de Antuérpia na África Ocidental”, afirma, citado em comunicado de imprensa, Eddy Bruyninckx. “Com este claro compromisso, estamos a enfatizar a nossa crença no potencial de San Pedro. A localização geográfica e as ligações à Libéria, Guiné e Mali representam enormes vantagens potenciais para Antuérpia, que já o líder de mercado para a África Ocidental”, acrescenta o CEO da APA.
Este é o segundo acordo entre Antuérpia e San Pedro, mas é o primeiro em que o porto belga efectua investimento financeiro. O acordo que arrancou em 2011 permitiu que o porto marfinense expandisse os volumes movimentados para 4,9 milhões de TEU.