O Porto de Antuérpia prevê investir entre 25 milhões e 50 milhões de dólares na compra de uma posição de uma posição de menos de 10% no capital da indiana Essar Ports.

As negociações foram confirmadas pelo administrador executivo da Essar Ports, e deverão ficar concluídas nos próximos dois meses, acrescentou Rajiv Agarwal, citado pelo “The Economic Times”.

A Essar Ports opera terminais de granéis em quatro portos na Índia, com uma capacidade global de 88 milhões de toneladas/ano. Os seus planos de desenvolvimento apontam para o aumento dessa capacidade para a casa dos 158 milhões de toneladas e pela entrada no negócio dos terminais de contentores, “à boleia” da intenção do governo indiano de lançar mais de 25 projectos portuários no corrente ano fiscal.

Desde o ano passado, o Porto de Antuérpia colabora com a Essar Ports como consultora nos domínios de investimento, formação e relações comerciais.

A Essar Ports projecta também a sua expansão internacional, podendo começar por Moçambique, onde se propõe criar de raiz um porto/terminal de carvão e minério de ferro, com uma capacidade inicial de 30-40 milhões de toneladas/ano. O investimento poderá superar os 600 milhões de dólares.

Os comentários estão encerrados.