O porto de Aveiro movimentou 2,98 milhões de toneladas no primeiro semestre, um novo máximo histórico para o período.
A nova marca supera em 2,4%, o anterior recorde, de 2,9 milhões de toneladas, verificado precisamente na primeira metade de 2022.
Em comunicado, a administração portuária sublinha que “os granéis líquidos, impulsionados pelos combustíveis, foram a tipologia de carga que mais contribuiu para este desempenho, com um crescimento de 5,1%”.
Recorde-se que a APA já recebeu pelo menos uma manifestação de interesse para a instalação de um novo parque de armazenamento de combustíveis líquidos, a instalar no Terminal de Granéis Líquidos.
Sem referir volumes, o comunicado da autoridade portuária destaca ainda os aumentos de 63,3% na movimentação de granéis sólidos agro-alimentares, e de 21,3% nos produtos florestais.
Em contraponto, os minerais não metálicos, o cimento e produtos metalúrgicos sofreram perdas na casa dos 20-30%.
Nos contentores, contaram-se 5 977 TEU movimentados no semestre, no serviço de Ellerman City Liners iniciado em Novembro do ano passado.
Porto de Aveiro deve aproveitar o colapso operacional do porto de Leixoes mas para isso acontecer precisa urgentemente finalizar novo terminal e dragar para receber navios maiores, precisa ser o porto de Leixões “numero 2” II pq o Norte precisa urgentemente concluir as obras do porto de Leixões concessionando à Yilport como fez a Liscont no terminal de Alcântara, Lisboa. Basta da incompetencia do desgoverno do PS, Galamba promete, promete, mas não faz nada !