O porto de Aveiro dispõe de um novo terminal logístico de combustíveis e biocombustíveis, num investimento conjunto do Grupo TNM e da BP.
O novo complexo, localizado no Terminal de Granéis Líquidos, acrescenta cerca de 57 mil metros cúbicos à capacidade do Grupo RNM no porto de Aveiro.
De acordo com os seus promotores, o terminal tem capacidade de “recepção, armazenamento, aditivação e incorporação de biocombustíveis”, estando preparado “para funcionar como um hub intermodal moderno e flexível, promovendo a digitalização e a inovação no sector”.
A recepção e expedição de produtos por navio é assegurada por tubagens que ligam a dois postos do Terminal de Granéis Líquidos do porto de Aveiro. Do lado terra, o complexo logístico e industrial dispõe de cinco ilhas de enchimento de veículos-cisternas, uma ilha de descarga de cisternas e uma ilha de carga/descarga de vagões.
O montante do investimento não foi divulgado, mas em meados de 2022 os responsáveis do Grupo RNM, com sede em Famalicão, anunciavam um investimento de 25 milhões de euros no porto aveirense.
O novo terminal funcionará como centro de recepção e distribuição de combustíveis de última geração, bem como biocombustíveis, da BP Portugal.
“Com a inauguração desta nova base de operações, o Grupo RNM reforça a sua posição como um dos principais operadores químicos da Península Ibérica e estabelece uma parceria estratégica com a BP, promovendo assim em Portugal, de forma eficiente e sustentável, a utilização dos combustíveis mais avançados do mundo”, destacou Ricardo Machado, presidente do Conselho de Administração do Grupo RNM, na cerimónia de inauguração.