A APA e a Zaldesa apostam no desenvolvimento do corredor ferroviário entre o porto de Aveiro e a plataforma logística de Salamanca, em Castela-Leão.
Eduardo Feio, presidente do Conselho de Administração da APA, e Carlos Carbayo, alcalde de Salamanca e presidente da Zaldesa, assinaram um acordo de colaboração que relança as relações de parceria entre as duas infra-estruturas, agora que ambas se preparam para dar um impulso à intermodalidade de base ferroviária.
O acordo assinado em Salamanca prevê o reforço da comunicação e da partilha de informação sobre projectos técnicos, acções comerciais e eventuais candidaturas a fundos comunitários.
O Porto de Aveiro prevê avançar este ano com a construção do terminal intermodal, a localizar em plena Zona de Actividades Logísticas e Industriais, com um prazo de construção de 16 meses. E o mesmo se propõe fazer a Zaldesa com a Plataforma Intermodal Ferroviária de Salamanca, com um prazo de execução de 18 meses.
A ligar as duas infra-estruturas estará, do lado de cá da fronteira, a Linha da Beira Alta, também ela em processo de modernização para acolher comboios de mercadorias com maior capacidade.
Tudo conjugado, o Porto de Aveiro e a Zaldesa propõe-se “oferecer serviços logísticos e de transporte complementares”, com o “objetivo comum de captação de carga, bem como a fixação de operadores logísticos e de indústrias”, refere o comunicado emitido a propósito.-
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A MEDWAY faria esse serviço sem qualquer dificuldade, tambem aguarda investir no novo terminal ferroviario de Famalicão. Capacidade tecnica e financeira não falta mas sem que a IP ternine a reconstrução da linha ferroviaria da Beira Alta tudo é impossivel. Basta de incompetencia da parte de sucessivos ministros dos traansportes o PIOR FOI MESMO O MAU PEDRO NUNO SANTOS. !