A Administração do Porto de Aveiro vai financiar uma cátedra de investigação na Universidade de Aveiro. O protocolo é válido por seis anos.
Ao abrigo do acordo já assinado, o Porto de Aveiro financiará em 180 mil euros (30 mil euros por ano) a Cátedra Não Académica
UA/CESAM – Porto de Aveiro, focada “na modelação hidrodinâmica e na avaliação dos impactos ambientais e climáticos associados à operação portuária, com ênfase na Ria de Aveiro”, refere o comunicado emitido pela administração portuária.
Os impactos ambientais de obras portuárias, como as melhorias nas acessibilidades marítimas do porto de Aveiro, e os cenários de adaptação às alterações climáticas, incluindo a subida do nível do mar e as alterações dos padrões de circulação da água na laguna serão alguns dos temas objectos de estudo.
Prevê-se a contratação de um investigador doutorado, em regime permanente, e a possibilidade de financiamento de uma bolsa de doutoramento em ambiente não académico.
A nova cátedra insere-se no âmbito do Concurso FCT-Tenure, um instrumento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa co-financiar até mil posições permanentes para investigadores doutorados. No caso, reforça-se a contratação em instituições de investigação e fomenta-se parcerias com entidades não académicas, como é o Porto de Aveiro.