O porto de Aveiro deu mais um passo rumo ao objectivo de dispôr de fundo de -14 metros e receber navios de maiores dimensões.
A administração portuária assinou com a Consulmar o contrato para a elaboração do Projecto de Execução das Obras de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro (incluindo o respectivo Estudo de Impacte Ambiental).
O concurso foi lançado em Agosto passado. O preço base era de 400 mil euros, mas os trabalhos foram adjudicados por 278,35 mil. O prazo para a excecução do trabalho é de 210 dias.
A criação de condições para receber navios de maior dimensão é uma das apostas estratégicas do porto de Aveiro. No essencial, pretende-se o aprofundamento da barra de acesso e do canal principal de navegação e bacias de manobras do sector Norte para a cota de -14 metros (actualmente, o limite é de -12,5 metros).
“A concretização deste projecto terá um impacto significativo na melhoria da qualidade dos serviços prestados, ao nível da fiabilidade e segurança das condições de acesso. Além disso, permitirá ao Porto de Aveiro diversificar os seus serviços e expandir as suas áreas de negócio, o que contribuirá para o fortalecimento da sua posição no hinterland e para o crescimento da sua competitividade”, destaca a administração portuária.
É importantíssimo que porto de Aveiro ganhe a competividade face a Leixões porque o Porto perdeu nas ultimas décadas face a Sines. Também temos urgência na construção da AV entre Porto e Lisboa e o actual aeroporto de Lisboa ampliado até 2030 assim como a nova TTT para aumentar as ligações ferroviârias entre Porto – Lisboa – Madrid
É importantíssimo que porto de Leixoes possa dragar os fundos ate – 16/ 17 metros para ir recuperando parte do enorme mercado que nas últimas 3 décadas perdeu para Vigo, Galiza. Ou a Yilport investe “A SÉRIO” como fez em Alcântara ou desaparece do mercado marítimo para sempre !