Já a partir deste mês, mais equipamentos no porto de Aveiro passarão a ser abastecidos com ecodiesel, assim reduzindo as emissões de CO2.
Animadas pelos bons resultados dos três primeiros meses de testes, a Administração do Porto de Aveiro, a Prio e a Aveiport (Grupo ETE) decidiram avançar com a segunda fase do projecto de redução das emissões dos equipamentos portuários.
Assim, ainda este mês mais dois equipamentos da Aveirport passarão a ser abastecidos com ecodiesel produzido pela Prio, e a curto prazo será instalado um “skid” (depósito de armazenagem e bomba de abastecimento), para alargar o fornecimento a toda frota e alcançar números ainda mais significativos de redução de emissões.
O passo seguinte será a generalização dos abastecimentos a todos os operadores do porto de Aveiro e, depois, a “exportação” do conceito para outros portos.
A utilização do biocombustivel é uma forma pragmática de reduzir de imediato as emissões dos equipamentos existentes, com a vantagem de dar uma utilidade aos resíduos utilizados no combustível,
“O Porto de Aveiro congratula-se com todas as acções que visem contribuir para a descarbonização do porto e, neste caso concreto, para a redução das emissões provenientes das actividades portuárias pela utilização de biocombustíveis em equipamentos portuários da Aveiport”, comentou, citado em comunicado, Maria Manuel Cruz, responsável de Ambiente do Porto de Aveiro.
“Urge optar por alternativas que reduzam a pegada ecológica. Na Prio acreditamos que a transição energética deve ocorrer de forma progressiva, de uma economia fóssil para uma economia verde”, sublinhou, por seu turno, o director comercial da empresa. “Com a frota atual já se pode começar a fazer a diferença, mudando apenas a fonte de energia”, acrescentou Carlos Baptista.
Para Adolfo Paião, gerente da Aveiport, “este projeto vem reforçar aquele que é o posicionamento do Grupo ETE na adopção contínua de práticas de sustentabilidade, cooperando positivamente para a redução da pegada ecológica, em particular na região da Aveiro”.