A Administração do Porto de Aveiro (APA) anuncia para o próximo ano a redução em 40% da TUP Navio aplicada aos navios ro-ro. As linhas regulares beneficiarão de descontos de 10%.

A medida é noticiada na newsletter da Associação dos Portos de Portugal. Para o ano, a APA propõe-se manter o valor das taxas de movimentação portuária. Os tráfegos ro-ro beneficiarão ainda de um desconto de 40% e as linhas regulares verão duplicar, de 5% para 10%, os descontos que lhes serão atribuídos na TUP Navio.

Aveiro junta-se, assim, à generalidade dos principais portos nacionais, que já anunciaram para o próximo ano a intenção de manterem, ou mesmo reduzirem, as taxas cobradas à movimentação de cargas.

No caso do porto liderado por José Luís Cacho, o anúncio da redução de 40% nas taxas a suportar pelos navios ro-ro é mais um sinal da aposta da APA em favorecer o surgimento de linhas regulares de short sea shipping.

Recorde-se que o projecto europeu Proposse, em que a participaram o Porto de Aveiro e associação industrial do distrito, elencou dois projectos de auto-estradas do mar, ligando Aveiro, Gijon e o Reino Unido, que poderão ser viabilizados com a transferência de cargas da rodovia para o mar.

Além do mais, Aveiro dispõe de uma rampa ro-ro, junto aos futuros terminal de contentores e futura plataforma logística portuária, que poderá servir os novos serviços.

Depois de em 2010 ter alcançado um recorde na movimentação de cargas, o porto de Aveiro perdeu nos primeiros oito meses de 2011 cerca de 500 mil toneladas, registando um acumulado de 2,2 milhões de toneladas.

Comments are closed.