Em Agosto, o movimento de mercadorias no porto de Aveiro voltou a acelerar para novos recordes, mensal e acumulado.
De acordo com os dados preliminares disponibilizados no site da administração portuária aveirense, no último mês terão sido ali movimentadas 405 mil toneladas, valor que supera em mais de 5% as 383 863 toneladas registadas no mesmo mês do ano passado.
Este passou, assim, a ser o melhor Agosto da história do porto de Aveiro, impulsionado pela movimentação de granéis sólidos, que atingiu as 167 mil toneladas (mais 12%).
Com o resultado de Agosto, Aveiro retoma a série de resultados mensais recordes que vem marcando o ano, e que apenas terá sido interrompida em Julho (mês para o qual não existem resultados oficiais).
No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o porto liderado por João Pedro Braga da Cruz soma 3,2 milhões de toneladas, um valor recorde que supera o anterior máximo de 3,1 milhões, estabelecido há precisamente um ano.
A subir 30%, de 1,04 milhões de toneladas (até Agosto de 2014) para 1,35 milhões de toneladas (agora), os granéis sólidos garantem o crescimento global. Os granéis sólidos e as exportações, que respondem por 1,64 milhões de toneladas, 52% do total movimentado nos oito meses.
Até ao final de Agosto, Aveiro foi escalado por 711 navios, mais 5% que no período homólogo anterior.