A Autoridade Portuária de Bilbau anunciou o concurso para a concessão de um terminal de contentores a desenvolver no denominado Espigón Central.
O novo terminal de contentores, que será o segundo do porto de Bilbau, será concessionado pelo prazo máximo de 40 anos. A autoridade portuária diz que este é o momento para avançar e fala no interesse de vários operadores internacionais.
A zona do Espigón Central representa a última área de expansão do porto, tratando-se de uma área de aterro reclamada ao mar. A primeira fase, com uma área de 30 hectares, já está concluída. Ainda este ano avançará a segunda fase, que acrescentará mais de 30 hectares.
Da primeira fase estão disponíveis cerca de 23 hectares, uma vez que os restantes sete já foram concessionados. Os candidatos ao novo terminal poderão ocupar, total ou parcialmente, as fases 1 e 2.
O futuro concessionário ficará obrigado a movimentar pelo menos 1 TEU/m2 de terminal/ano. As receitas para a autoridade portuária, o movimento de contentores e os investimentos a fazer serão os principais critérios de classificação dos candidatos.-
O porto de Bilbau tem actualmentre um único terminal de contentores, detido pela CSP Iberian Bilbao Terminal, participada em 39,5% pela COSCO. A infra-estrutura ocupa 43,8 hectares e tem uma capacidade instalada de dois milhões de TEU.
No ano passado, o porto terá movimentado cerca de meio milhão de TEU (em 2021 foram 539 mil). O melhor ano de sempre foi 2018, com 638 447 TEU movimentados.
Com este novo terminal de contentores em Bilbau, no norte de Espanha, a concorrencia para nosso porto de Leixoes aumenta imenso dado que ao lado está há decadas o porto de Vigo. A obra no terminal de contentores de Leixoes está atrasadissima !?