O terminal de contentores de Gioia Tauro, o maior de Itália e um dos maiores da Europa, esteve fechado durante 30 horas por falta de navios.
A situação, insólita, aconteceu há poucos dias. Mas poderá tornar-se recorrente caso a MSC, o principal cliente do terminal operado pela Medcenter, opte por transferir os seus navios para outras paragens no Mediterrâneo.
Numa entrevista a um jornal italiano, Gianluigi Aponte, líder do armador helvético, número dois mundial no transporte marítimo de contentores, disse que os trabalhadores portuários de Gioia Tauro trabalham pouco, e que “nestas condições, não estamos interessados em operar na Calábria, e estamos prontos a transferir os nossos navios para outros portos”: Pireu, Port Said ou outra escala no Mediterrâneo.
Aponte criticou o absentismo dos trabalhadores portuários de Gioia Tauro e a baixa produtividade das operações (22 movimentos/hora, contra 30 em Barcelona, exemplificou), mais do que o custo da mão-de-obra. E garantiu que as MSC poderia facilmente passar dos dois milhões para os quatro milhões de TEU/ano ali movimentados se as condições fossem diferentes.
O terminal de contentores de Gioia Tauro é operado pela MedCenter, uma companhia controlada pela Contship e participada em 30% pelo grupo Maersk. O armador dinamarquês, porém, não opera ali qualquer escala.
Segundo várias fontes citadas nos media italianos, a MSC estaria interessada em entrar no capital da Medcenter, em substituição da Maersk, o que ajudaria a explicar o tom das críticas e a actuação recente do armador helvético.