O porto de Gotemburgo arrancou com a construção de um novo terminal para o tráfego intra-europeu.

Porto de Gotemburgo terá novo terminal para o tráfego intra-europeu

O novo terminal de Gotemburgo, com 220 mil metros quadrados, deverá ser inaugurado em 2025 e será construído com recurso a 350 mil metros cúbicos de resíduos da dragagem do rio Göta Älv. Os trabalhos  arrancaram na semana passada.

“É muito entusiasmante que possamos, finalmente, arrancar com o maior projecto de desenvolvimento do porto desde os anos 1970. O terminal é uma parte importante dos planos de expansão de longo prazo do porto e reforçará o papel de Gotemburgo como a capital nórdica da logística”, refere, citado em comunicado de imprensa, o CEO da Autoridade Portuária de Gotemburgo (APG), Magnus Kårestedt.

Embora apenas esteja completo em 2025, o terminal terá algumas secções prontos a operar antes disso, de acordo com a mesma fonte.

O novo terminal de Gotemburgo terá fundos de -12 metros, pelo que se especializará nos tráfegos intra-europeus – de shortsea ou feeders – de contentores e ro-ro. A sua capacidade será de 200 mil unidades/ano.

Em linha com as preocupações ambientais crescentes, todos os postos de atracagem estarão preparados para fornecer energia eléctrica aos navios enquanto decorrer a movimentação das cargas.

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.