Pela primeira vez, o porto de Leixões, e a Yilport Leixões, movimentam mais de 700 mil TEU num ano. O recorde está anunciado para a próxima quinta-feira.
Num ano ainda muito marcado pelos efeitos da pandemia, o porto de Leixões e a Yilport preparam-se para comemorar um novo máximo anual na movimentação de contentores, desta feita superando a barreira dos 700 mil TEU.
O novo recorde acontece num ano difícil pela crise pandémica, sem que se tenham verificado problemas laborais no porto de Lisboa (que sempre ajudam aos números de Leixões) e num tempo em que se concluíram os trabalhos de ampliação do terminal de contentores Sul de Leixões (que de algum modo condicionaram as operações).
Facto é que a marca dos 700 mil TEU, que será oficialmente superada já na próxima quinta-feira, ultrapassaa a capacidade teórica instalada dos terminais de contentores (Norte e Sul) da Yilport Leixões antes da ampliação da infra-estrutura Sul.
A título de curiosidade, recorde-se que a barreira dos 500 mil TEU em Leixões foi quebrada em 2011 e a dos 600 mil TEU foi superada em 2012.
O TEU n.º 700 000 será embarcado na próxima quinta-feira e terá honras de comemoração.
Como se pode consultar em https://www.apdl.pt/estatisticas/carga1, em 2020 Leixóes movimentou 703 919 TEU’s.
Mesmo assim, faltando ainda uma semana de movimentos, é expectável que se ultrapasse o valor do ano transacto em cerca de 1%. Na perspectiva do copo meio-cheio, houve crescimento, na do copo meio-vazio, o crescimento é muito inferior ao crescimento global do mercado (4,8%)