Desde hoje, Leixões dispõe de um tractor 100% eléctrico para o transporte de cargas no interior do perímetro portuário.
O Eco-Truck, como foi baptizado, enquadra-se na estratégia de descarbonização e transição energética do porto de Leixões, que se propõe atingir a neutralidade carbónica já em 2035.
Na apresentação do novo veículo, e respectivo sistema de carregamento, Nuno Araújo, presidente da APDL, sublinhou que “hoje (…) é um dia a menos para alcançar um futuro melhor para o Porto de Leixões, Matosinhos e Portugal. E é tempo de estarmos unidos pelo progresso e comprometidos com o futuro de todos. Com o futuro de Leixões e o futuro do planeta”.
A colocação ao serviço do tractor eléctrico em Leixões terá sobretudo um efeito demonstrativo e de testagem da utilização daquele tipo de veículo no dia-a-dia do porto, na expectativa de que os operadores dos terminais e os transportadores venham a seguir o exemplo e a investir em frotas eléctricas.
Recorde-se a propósito que a APDL e a ANTRAM estão a colaborar para reduzir o impacte ambiental do tráfego de pesados de mercadorias de/para o porto nortenho. Desde o início do ano que não podem entrar em Leixões (e em Viana do Castelo, diga-se) veículos Euro I, II, III e IV que não estivessem registados já a 31 de Dezembro, além de estarem a ser introduzidas melhorias na entrega e levantamento de contentores, para reduzir o tempo de permanência dos camiões no porto.