O Porto de Leixões está a testar software de Inteligência Artificial para controlar em tempo real os acessos de contentores à área portuária.
Os testes inscrevem-se numa parceria entre o Porto de Leixões e a AllRead Machine Learning Technologies, uma startup catalã especializada em software de visão computacional.
Com a utilização da solução da AllRead, e com apenas uma câmara em cada acesso foi possível realizar a “leitura de contentores do tipo BIC e contentores-tanque, que circulam pelos diferentes acessos da área portuária, para processar imagens e vídeos com texto e códigos, e extrair apenas a informações desejada, fornecendo leituras com até 90% de precisão e com integrações em tempo real aos seus sistemas”, destaca a APDL em comunicado.
A solução testada evita “os altos custos de hardware e implementação, que outras soluções tradicionais de OCR (Optical Character Recognition) exigem” e, além disso, permitirá à APDL “trazer uma solução de leitura ágil e não intensiva em CAPEX para outros acessos do Porto de Leixões”, acrescenta a nota.
Em consequência, está já a ser trabalhada a utilização da solução em mais cinco acessos no Porto de Leixões, para rastrear as “placas de veículos, contentores e comboios, em locais que até então não eram possíveis”, com isso agilizando e desmaterializando processos e melhorando “a rapidez e a eficácia das operações portuárias e fluxos logísticos como um todo”.