Em Julho, o porto de Lisboa recebeu 58 141 passageiros de cruzeiros, um recorde absoluto para o mês em questão, anunciou a administração portuária.
O novo registo supera em 6% os 54 992 passageiros verificados em Julho do ano passado, até aqui o melhor Julho de sempre em Lisboa.
Ao longo do mês, o porto da capital recebeu 20 escalas de cruzeiros (mais uma do que há um ano), das quais 15 corresponderam a navios de mais de dois mil passageiros de capacidade.
O maior aumento de passageiros verificou-se nos cruzeiro em trânsito: de 39 245, há um ano, para 52 797 agora, num crescimento homólogo de 35%.
“Este recorde evidencia não apenas a atractividade crescente da cidade de Lisboa como destino de cruzeiros, mas também o nosso compromisso em continuar a investir na melhoria das infra-estruturas e serviços portuários do Porto de Lisboa, promovendo um turismo sustentável e de qualidade”, comentou Carlos Correia, presidente da APL, citado em comunicado.
Recorde-se que já em Junho o porto lisboeta tinha crescido 13% em passageiros, com isso terminando o primeiro semestre com 272 187 passageiros (menos 7% em termos homólogos).
No ano passado, o porto de Lisboa ultrapassou pela primeira vez os 700 mil passageiros (758 328), num aumento de 54% em relação a 2022 e muito acima do anterior recorde de 577 603 passageiros, em 2018.
O crescimento exponencial do terminal de cruzeiros do porto de Lisboa OBRIGA o governo a impedir que a TTT bloqueie a passagem dos mega-cruzeiros, assim como os super contentores e cargueiros !