O Porto de Lisboa tem em carteira projectos de investimento que podem chegar aos 900 milhões de euros. O ministro das Infraestruturas ficou hoje a conhecê-los.
A presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, destacou hoje o desenvolvimento do projecto de aumento de eficiência do terminal de contentores de Alcântara, num investimento de 122 milhões de euros, considerando-o “extremamente importante”.
“É um projecto que está a ter o seu desenvolvimento e que vai, com certeza, traduzir-se numa eficiência brutal no Porto de Lisboa”, declarou Lídia Sequeira aos jornalistas, no âmbito de uma visita de trabalho do ministro
das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, ao porto da capital.
Lídia Sequeira destacou, ainda, o projecto de navegabilidade do Tejo, que está em curso, referindo que é “um projecto instrumental, não em termos de valor do volume de investimento, mas em termos instrumentais, porque um porto tem que ter um modo de transporte pesado associado”.
Num investimento de 20 milhões de euros, o projecto de navegabilidade do Tejo vai desenvolver-se “com toda a celeridade”.
“No Porto de Lisboa, temos, também, associado o projecto do terminal do Barreiro, que é um projecto que desenvolverá completamente a face do Porto de Lisboa”, indicou a responsável, adiantando que se trata de um investimento de 450 milhões de euros.
Além destes investimentos, Lídia Sequeira apontou o projeto do “Campus do Mar”, “que mudará toda uma zona do Porto de Lisboa e introduzirá uma nova vertente e uma nova dinâmica na zona ribeirinha”, no valor de 300 milhões de euros.
Para o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, o porto de Lisboa “é um porto muito importante para o desenvolvimento do país”, realçando os desafios e os investimentos que estão previstos.
“Estivemos a conversar sobre vários dos investimentos que estão programados, tanto para Lisboa como para Setúbal”, disse o governante, no âmbito da visita de trabalho, em que esteve no Terminal de Contentores de Santa Apolónia e Terminal Multiusos do Poço do Bispo.
Certamente a presidente do porto de Lisboa e Setúbal, Engª Lídia Sequeira, não esqueceu do principal sem o qual não se fará o investimento turco no terminal de Alcântara, que é dragagem do calado para no mínimo – 15 metros, menos do que isto não se consegue aumentar consideravelmente o seu movimento em TEU e melhorar a sua rentabilidade para amortizar a totalidade do enorme investimento necessário.