O porto de Lisboa movimentou cerca de 5,5 milhões de toneladas no primeiro semestre, num crescimento homólogo de 6,3%, anunciou a administração portuária.
Em comunicado emitido a propósito, a APL destaca o contributo dos granéis (líquidos e sólidos) e da carga contentorizada para o resultado positivo do porto de Lisboa nos primeiros seis meses do ano.
No caso dos granéis sólidos, o crescimento foi de 5% para um total de 2,6 milhões de toneladas, enquanto nos granéis líquidos a subida atingiu os 18,2% com um total de 742,8 mil toneladas. A administração portuária refere a propósito “o bom desempenho do Terminal de Líquidos do Barreiro – Alkion – que passou a movimentar mais carga para Espanha, principalmente amoníaco”.
Na carga contentorizada verificou-se um aumento de 7,4% em volume, num total de 1,6 milhões de toneladas. O comunicado sublinha a performance da Liscont, no terminal de contentores de Alcântara, com um ganho homólogo de 21%. O texto é omisso relativamente à movimentação de contentores, em TEU.
Referência merece ainda o aumento de 10% no número de escalas, num total de 1 086 navios, dos quais 827 de carga.