O porto de Lisboa superou os 9,4 milhões de toneladas em 2021, mais 5%, ou cerca de 400 mil toneladas, que em 2020, mas ainda longe do resultado pré-pandemia.
A carga contentorizada cresceu 25%, de 2,96 para 3,69 milhões de toneladas. Medido em TEU, o movimento de contentores no porto de Lisboa aumentou 23% para 367 256 TEU (299 426 TEU em 2020).
A carga geral fraccionada cresceu ainda mais – 57% -, de 105 351 toneladas em 2020 para 165 312 toneladas no ano passado.
Ao invés, os granéis tiveram mais um ano negativo, com quebras homólogas de 5% nos granéis sólidos e de 11% nos granéis líquidos. Contudo, os granéis agro-alimenares ainda cresceram 5%, mantendo Lisboa a liderança nacional neste segmento de mercado.
José Castel Branco, administrador da Administração do Porto de Lisboa, sublinhou. citado em counicado, que “os valores referentes aos últimos meses do ano evidenciam um aumento expressivo na movimentação da carga contentorizada em Lisboa, demonstrando a capacidade de recuperação e resiliência do porto ao serviço das empresas importadoras e exportadoras localizadas na sua área de influência”.
Em 2020, o porto da capital perdeu 21%, ou ,5 milhões de toneladas, do total movimentado em 2019, antes de a pandemia fazer-se sentir.
Esperemos que a partir de 2022/2023; com os novos investimentos da Yilport / Liscont no terminal de contentores de Alcântara, (os já chegados 4 novos pórticos de cais) e por parte do Estado a tão aguardada há décadas melhoria do acesso ferroviário (seja ela qual for porque a CM de Lisboa nunca concorda com a administração central muito incompetente) que agora com o PRR bem como aa renovação da centenária linha de Cascais (ainda da Monarquia); o porto da capital Lusitana deixe de ser 1 “portinho” que envergonha os lisboetas e se torne muito mais atrativo para os barcos de média dimensão e não só os “barquinho”s como até agora, haja Esperança !