O porto de Lisboa movimentou no primeiro quadrimestre 3,6 milhões de toneladas, num crescimento homólogo de 6,8%, anunciou a administração portuária.
Os granéis sólidos deram o principal contributo para o crescimento dos volumes movimentados no porto de Lisboa, com um ganho de 10% face ao mesmo período de 2022 e um total de 1,8 milhões de toneladas.
Menos expressivo, em termos absolutos, mas igualmente com um crescimento de dois dígitos foi o comportamento dos granéis líquidos, que atingiram as 4787,2 mil toneladas.
A carga contentorizada avançou 2% e atingiu os 1,2 milhões de toneladas.
O comunicado da administração portuária é omisso relativo à movimentação de contentores, em número e TEU, e no respeitante à carga geral fraccionada.
Entre Janeiro e Abril, o porto da capital contou 536 escalas de navios de carga, o que representará um aumento homólogo de 9%.
“O balanço do primeiro quadrimestre de 2023 revela-se assim positivo, com um crescimento sustentado, assente nas características únicas do porto para processar todos os tipos de cargas, na eficiência dos terminais, na posição geo-estratégica privilegiada e na aposta do Porto de Lisboa em reforçar investimentos e em recuperar rotas, nomeadamente transatlânticas, como por exemplo para os Estados Unidos, Brasil, Argentina, entre outros”, refere o comunicado.