O porto de Lisboa fechou 2017 com mais de 12,1 milhões de toneladas movimentadas. É o segundo melhor resultado da década e marca um crescimento de 19% face a 2016.
Os números divulgados pela administração portuária são ainda parciais mas chegam para dar nota da dimensão do crescimento/recuperação do porto da capital. Em 2017, foi mesmo o que mais avançou, em termos homólogos, entre os portos nacionais.
A puxar pelos números esteve a carga contentorizada (a mais prejudicada também nos últimos anos). A APL não avança com a tonelagem movimentada, mas destaca o crescimento de 26% na movimentação de contentores, que atingiu os 493 253 TEU.
A movimentação de granéis sólidos superou os 5,3 milhões de toneladas (mais cerca de 16% em termos homólogos), o que foi o melhor resultado dos últimos dez anos.
Os granéis líquidos avançaram 15%, o que os atirou para a casa dos 1,6 milhões de toneladas.
Citada no comunicado emitido a propósito, Lídia Sequeira, presidente do Porto de Lisboa, sublinha que “estes números são muito encorajadores, sobretudo porque demonstram o acerto da estratégia adoptada, com foco no crescimento, sustentado na paz social no porto”.
Os mais de 12,1 milhões de toneladas processadas no porto da capital, no ano findo, são o melhor resultado desde 2011, quando Lisboa atingiu os 12,3 milhões de toneladas. A melhor performance de sempre foi conseguida em 2007, com um máximo de 13,2 milhões de toneladas.
QUE VERGONHA SRª MINISTRA DO MAR POR SUA CULPA POR NÃO TER JÁ RENEGOCIADOS AS 3 CONCESSÕES PORTUÁRIAS, PORTO, LISBOA E SINES, ESTES NÚMEROS PODERIAM JÁ TER DUPLICADO, POR SUA CULPA AINDA NÃO FORAM DRAGADOS A – 16 METROS PARA RECEBER OS MAIORES BARCOS EM LEIXÕES & AVEIRO E EM ALCÂNTARA & SETÚBAL, QUE VERGONHA E QUANTO A SINES JÁ DEVIA TER TAMBÉM RENEGOCIADO A CONCESSÃO PARA NÃO PERDER MERCADO FACE A TANGER, A ALGECIRAS A VALÊNCIA E BARCELONA !!!
ATÉ PARECE QUE EU ESTAVA ADIVINHAR O PUXÃO DE ORELHAS DO TRIBUNAL CONTAS E DA UE : AS 2 INSTITUIÇÕES CHAMARAM DE INCOMPETENTE À MINISTRA DO MAR ANA PAULA VITORINO AAHH, O TRIBUNAL AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE AS CONCESSÕES DOS TERMINAIS DEVEM SER MAIS LONGAS PARA TEREM MENORES RENTABILIDADES PARA AS CONCESSIONÁRIAS E A UE REPETE O QUE VÊM DIZENDO HÁ MAIS DE 2 ANOS AO GOVERNO RS VOÇÊS SÃO INCOMPETENTES PQ O TRABALHO DE RENEGOCIAÇÃO JÁ DEVIA TERMINADO E A MINISTRA AINDA NÃO COMEÇOU OUS EJA NÃO PÁRA DE METER ÁGUA RS VÁ-SE EMBROA QUE GRANDE VERGONHA PARA PORTUGAL AAAHHH