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Porto de Lisboa e Liscont querem camiões eléctricos

por T&N
20/02/2024
em Marítimo
1
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Camiões eléctricos terão carregadores no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa propõe-se instalar carregadores para camiões eléctricos. Para tal estabeleceu uma parceria com a Mobi.E. A Yilport Liscont também está apostada em “electrificar” o transporte de contentores nas suas instalações.

O acordo entre a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Mobi.E foi formalizado no decurso do evento “Parcerias para a Descarbonização do Porto de Lisboa”.

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A Mobi.E prestará apoio à APL na concepção, desenvolvimento e implementação da estrutura de carregamento para pesados (e ligeiros) eléctricos que vier a ser definida, no âmbito deste projecto-piloto.

A Yilport Liscont aproveitou a oportunidade para apresentar os seus planos de descarbonização do terminal de contentores de Alcântara, com especial enfoque, no caso, no projecto que está a ser desenvolvido com a Volvo e com a transportadora Paço Rápido para a utilização de veículos pesados eléctricos na movimentação dos contentores dentro do terminal.

“A assinatura do protocolo com a Mobi.E representa mais um passo na dinamização de soluções inovadoras e sustentáveis em todas as dimensões da nossa actividade e, neste caso em particular, no processo de transição para a mobilidade eléctrica”, destacou a propósito o presidente da APL, Carlos Correia.

“Esta é uma via da Mobi.E contribuir para o crescimento da mobilidade sustentável através do estabelecimento de protocolos que procurem responder a necessidades específicas, como é o caso do Porto de Lisboa e o transporte de veículos pesados de mercadorias”, comentou, por seu turno, o presidente da Mobi.E, Luís Barroso.

A Mobi.E prevê que, até 2050, seja necessária uma infra-estrutura de carregamento em Portugal de cerca de 1 600 pontos para veículos pesados, num investimento estimado de 126 milhões de euros.

 

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Comentários 1

  1. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Pedro Santos & Antonio Costa prometeram que a electrificação dos terminais nacionais assim como aumento da concessão para 60-80 anos serviria
    para competir com portos espanhois e de Tanger, infelizmente PROMETEM TUDO E NADA FAZEM, nos terminais de passajeiros e nos de mercadorias. Assim Portugal é cada vez o mais pobre da UE !

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