Nos próximos seis meses, as lanchas dos pilotos do Porto de Lisboa serão abastecidas com combustível marítimo com incorporação de 20% de biocombustível desenvolvido pela Repsol.
O novo combustível chama-se MarPro e+ B20 e o primeiro abastecimento das lanchas dos pilotos do Porto de Lisboa aconteceu ha dias, na instalação da Repsol no Terminal de Líquidos da Banática.
A parceria-piloto entre a administração portuária e a multienergética inscreve-se na “estratégia de descarbonização do Porto de Lisboa”, como sublinhou o presidente da APL, Carlos Correia, e nos esforços da Repsol para desenvolver combustíveis renováveis e atingir zero emissões líquidas até 2050.
“Esta parceria com a APL representa um passo importante nessa direcção”, referiu a empresa, em comunicado. “Estes projectos-piloto [são] bem-vindos, pelo efeito multiplicador que podem gerar na actividade portuária”, destacou Carlos Correia.
Recorde-se que a Norte, nos portos de Aveiro e Leixões, decorrem experiências semelhantes de utilização de biocombustíveis, no caso utilizando produtos desenvolvidos pela Prio.
A utilização de biombustíveis reduz as emissões poluentes sem implicar alterações nos motores dos navios.