O porto de Lisboa vai dispôr de um aeródromo naval, na zona do Mar da Palha, para responder ao crescente interesse de operadores turísticos, anunciou a administração portuária.
Em tempo de comemorar o centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho (que partiram da Doca do Bom Sucesso), o Porto de Lisboa iniciou o processo para certificar um aeródromo naval.
Em comunicado, a administração portuária trata de demonstrar a simplicidade da operação e da coexistência do aeródromo com a movimentação de navios no rio. Na prática, diz, o futuro aeródromo não será mais do que uma área referenciada no Mar da Palha, que poderá ser usada pelos hidroaviões sempre que tal não colida com o tráfego marítimo.
No ar, a operação dos hidroaviões será controlada pela ANAC. Na água, será a APL a “mandar”, com os hidroaviões a serem “tratados” como se de um navio de tratassem, explica a autoridade portuária.
A operação poderá ser simples, mas a certificação implicará “um conjunto alargado de entidades de onde destacamos a ANAC, a CML, CPL, etc.”, refere o comunicado.
“Aao longo dos anos temos vindo a receber manifestações de interesse de entidades privadas que pretendem realizar voos turísticos em hidroavião, dando a conhecer a cidade de Lisboa e arredores de uma forma diferente aos turistas”, justifica Ricardo Medeiros, administrador da APL, citado no texto. “Eecriamos, de certa forma, uma actividade que em tempos já aconteceu no rio Tejo, quer na Doca do Bom Sucesso, quer na Doca dos Olivais!”, acrescenta.
Este é o último exemplo( poderíamos citar dezenas) do tempo de resposta de uma entidade pública que demora anos a responder à procura privada. Volto a lembrar que a multinacional DHL (das maiores do Mundo) aguarda há quase 10 anos para investir dezenas de milhões € no aeroporto de Lisboa que não defere o pedido pela muita corrupção de António Costa & Fernando Medina, ex-presidentes da CM de Lisboa que agora estão no desgoverno !!