Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Porto de Lisboa prepara mega-candidatura aos fundos comunitários

por T&N
28/01/2015
em Marítimo, Notícias
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O terminal de contentores do Barreiro será o núcleo central de uma mega-candidatura que o Porto de Lisboa está a preparar para apresentar até 26 de Fevereiro na primeira chamada dos fundos CEF.

A notícia é avançada pelo “DE”, que cita a presidente da administração portuária da capital justificando que “apercebemo-nos [após uma reunião em Bruxelas] de que as novas regras de candidaturas a fundos comunitários favorecem que apresentemos uma candidatura ‘umbrella’ de vários projectos associados e é nesse sentido que vamos já esta semana começar a trabalhar”.

Assim, a candidatura a apresentar incluirá, não apenas o terminal de contentores do Barreiro, mas também os acessos rodoviários e ferroviários, a plataforma logística prevista para os terrenos da Baía do Tejo (propriedade da Parpública) e a recuperação do terminal da Siderurgia Nacional, no Seixal.

Marina Ferreira não avançou o montante global dos investimentos referidos, mas insistiu em que o investimento no terminal de contentores (cerca de 600 milhões de euros) será da responsabilidade do futuro concessionário.

Além disso, “apresentaremos uma candidatura para estes diversos projectos, mas que poderá ter vários promotores, ou seja, promotores diferentes para cada uma das componentes. E a candidatura poderá e deverá ser faseada no tempo”, explicou.

 

Novo terminal atrai “pesos pesados”

A concessão do futuro terminal de contentores do Barreiro estará a despertar o interesse de pesos pesados do sector do transporte marítimo e da operação portuária. Mas não só.

Entre os outsiders, ocupa lugar de destaque o grupo chinês Fosun, que recentemente adquiriu a companhia de seguros Tranquilidade e que já terá manifestado a intenção firme de “ir a jogo” assim o concurso seja lançado.

Entre os principais players mundiais, é dado como certo o interesse da Maersk Line / APM Terminals e da CMA CGM. A Maersk Line forma com a MSC a aliança 2M, que em Portugal opera no Terminal XXI de Sines. Além disso

Já a CMA CGM integra a Ocean Three com a UASC e a CSCL. Nenhum dos três controla terminais na Península Ibérica. A CMA CGM, através da CMA CGM Terminas e da Terminal Link, participa em terminais no Norte da Europa, no Mediterrâneo e no Norte de África (no que concerne às geografias mais próximas).

A filipina ICTSI será outra interessada no terminal do Barreiro. A companhia asiática não detém qualquer terminal de contentores na Europa Ocidental.

O Grupo ETE é, até ao momento, o único candidato nacional assumido ao novo terminal. Na capital, o grupo opera terminais na margem direita do Tejo que a prazo serão desactivados, a cumprir-se o plano estratégico anunciado.

 

Notícias Relacionadas

Siemens Portugal modernizou pórticos em 13 países
Marítimo

PPP portuárias renderam 7,2 milhões no primeiro trimestre

22/11/2023
Terminal de Cruzeiros de Lisboa é o melhor da Europa
Cruzeiros

Cruzeiros não prejudicam qualidade do ar em Lisboa

21/11/2023
Porto de Lisboa vai testar turbina eólica urbana
Marítimo

Porto de Lisboa vai testar turbina eólica urbana

20/11/2023
A seguir
Schmitz Cargobull equipa DSV com 3 000 lonas

Schmitz Cargobull equipa DSV com 3 000 lonas

Comentários 1

  1. Jose Castro says:
    9 anos atrás

    Considerando que não podem chegar ao Barreiro os navios da 2M, da Ocean Three, da CKYHE, da G6, ou mega navios que venham do Panama, estamos a falar de quais “pesos pesados” ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Volvo garante vitória nos camiões

04/12/2023
Prémios de Carga T&N 2023 terminaram em grande

Prémios de Carga T&N 2023 terminaram em grande

04/12/2023
Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

28/11/2023
Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico

Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico

28/11/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist