O porto de Lisboa recebe hoje o mega-iate Emerald Azzurra, da Emerald Cruises, em viagem inaugural.
A escala em Lisboa inscreve-se na viagem transatlântica de dez dias que o Emeral Azzurra está a fazer entre Bridgetown, nos Barbados, e Civitavecchia, com escalas previstas ainda em Portimão, Cádiz, Málaga, Cartagena, Valência, Palma de Maiorca, Port Mahon e Alghero.
Construído nos estaleiros Halong Shipbuilding Company, no Vietname, este mega-iate tem 110 metros de comprimento, e pode acomodar 100 passageiros e 72 tripulantes.
Integrando a frota a Emerald Cruises, a mais recente linha de cruzeiros de luxo do grupo Scénic, o navio “dispõe de motores que cumprem os regulamentos de emissões nível III da IMO, sendo compatível com a convenção MARPOL para evitar a poluição do ambiente marinho por iates. Utiliza ainda uma tecnologia avançada de aquecimento, ventilação e ar condicionado para melhorar a qualidade do ar. A energia dos gases de escape é reciclada e utilizada para aquecer água. O tratamento de águas residuais responde aos mais rigorosos requisitos, o que lhe permite navegar em áreas protegidas”, sublinha a administração portuária de Lisboa, em comunicado.
Como é tradição nestas circunstâncias, a Administração do Porto de Lisboa presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da primeira escala, e o navio foi escoltado por rebocadores da Portugs.