O porto de Lisboa registou um forte crescimento nos cruzeiros em Junho, e com isso praticamente eliminou as perdas acumuladas no semestre (em particular no primeiro trimestre).
Em Junho, o porto de Lisboa recebeu 33 escalas de navios de cruzeiro, num crescimento homólogo de 32%. O número de passageiros aumentou 13% e atingiu os 60 922, anunciou a administração portuária, em comunicado.
Com isto, o primeiro semestre terminou com um total de 154 escalas (mais uma que na primeira metade de 2023) e 272 187 passageiros (menos 7% que os 293 213 de há um ano).
A administração portuária situa a quebra no número de passageiros no primeiro trimestre e atribui-a essencialmente à “diminuição do número de escalas do operador NCL, que alterou os itinerários dos seus navios para diversificar a oferta”. Já no segundo semestre, e muito por força de Junho, verificou-se um aumento de 1% nos passageiros e de 14% nas escalas.
No balanço do primeiro semestre, Carlos Correia, presidente da APL, destacou ainda “a aprovação do financiamento para a primeira fase do projeto (2023-2027) “Implementação do sistema Onshore Power Supply (OPS)” (…) que vai permitir criar uma infra-estrutura eléctrica para fornecer energia aos navios directamente no cais, reduzindo assim o impacto da pegada carbónica, uma vez que este sistema permite desligar os motores dos navios enquanto estão atracados!”.
No ano passado, o porto de Lisboa ultrapassou pela primeira vez os 700 mil passageiros (758 328), num aumento de 54% em relação a 2022 e muito acima do anterior recorde de 577 603 passageiros, em 2018.
No planeamento para a futura TTT o ministro dos Transportes não pode falhar em conjunto com a IP necessitam escolher localização que permitir o NÃO impedimento da passagem dos maiores dos transatlânticos com 60, 70 metros de altura, VAMOS LÁ PORTUGAL NÃO PODE MESMO FALHAR, nem na TTT, nem na AV e muito menos no novo aeroporto.
Alguém alerte ministro Miguel Pinto Luz, por favor !