O porto de Lisboa vai acolher a primeira turbina eólica urbana a instalar num porto nacional, numa parceria com a tecnológica Windcredible.
O memorando de entendimento entre a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Windcredible é hoje assinado, no âmbito do Innovation Day, a decorrer na Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos.
O acordo prevê a instalação de uma turbina eólica na área de jurisdição da APL, num projecto-piloto para avaliar a viabilidade da sua aplicação e replicação no porto da capital e noutros portos. De acordo com a informação disponível no site da tecnológica, a turbina Urban tem uma capacidade de geração de 1kW, podendo com isso suprir entre 30% e 60% das necessidades médias de uma habitação.
Noutra frente, a APL assina, também hoje, um protocolo geral de acção com o Porto de Barcelona, em que ambas as entidades acordam desenvolver, promover e fomentar conjuntamente o progresso da inovação e da economia azul. O porto catalão é reconhecido como líder em sustentabilidade e modernização da economia oceânica.
O Innovation Day é o primeiro evento promovido no âmbito do Programa de Inovação para a Economia Azul do Porto de Lisboa.
O evento é organizado pela APL, em parceria com o Fórum Oceano, e conta com a participação de portos europeus de referência, como Barcelona, Bilbau e Roterdão, e outros oradores, nacionais e internacionais, com todos a partilharem as suas experiências e pilotos em comunidades de inovação do sector marítimo e portuário. Representantes do BEI, da CGD e da Faber Ventures discutirão o financiamento da inovação na Economia Azul.
O Programa de Inovação para a Economia Azul tem como objetivo criar um ecossistema de inovação capaz de incentivar e escalar tecnologias de relevo nos domínios da digitalização, descarbonização, intermodalidade e circularidade, nas áreas da economia do mar. Este programa vai funcionar em associação com a plataforma Hub Azul Dealroom, que se assume como a primeira plataforma mundial de negócios da economia azul.
“Este é o dia zero de uma jornada que pretende abrir o Porto de Lisboa às comunidades de inovação, científicas e académicas. E pretende ser um programa “fora da caixa” – de inovação aberta que visa a participação ativa dos seus stakeholders, actores nacionais e internacionais dos ecossistemas de empreendorismo, científico, tecnológico e empresarial para discutir desafios atuais e futuros e encontrar soluções inovadoras e sustentáveis que resultem em resultados”, sublinha a propósito o presidente da APL, Carlos Correia, citado em comunicado.