O porto de Los Angeles, o principal porto de contentores da América do Norte, anunciou a adesão à Tradelens, a plataforma de blockchain desenvolvida pela Maersk e IBM.
O porto californiano anunciou o acordo com a Tradelens na terça-feira (dia 1), num conjunto de publicações na rede social Twitter. “Estabelecer conectividade digital com plataformas globais expande os recursos da cadeia de abastecimento. O porto de Los Angeles está ansioso pelo seu relacionamento com a TradeLens para entrar ainda mais num mundo conectado digitalmente”, indica um dos tweets.
Já início do ano, o director executivo do Porto de Los Angeles, Gene Seroka, havia anunciado que o porto estava a trabalhar para acelerar a sua transformação digital, incluindo a exploração de integração de dados da cadeia de abastecimento de ponta a ponta com os principais fornecedores de blockchain.
A Tradelens foi lançada em 2018, numa colaboração entre a IBM e a Maersk. A plataforma baseada em blockchain, que depende fortemente da ampla participação do sector, destina-se a digitalizar sistemas manuais e baseados em papel em toda a cadeia de abastecimento.
Desde o seu lançamento, a Tradelens adicionou de forma contínua mais de 100 companhias de navegação, autoridades portuárias e outras entidades do sector. A sua rede inclui, actualmente, gigantes do transporte marítimo como a Maersk, CMA CGM, MSC, Hapag-Lloyd, ONE e ZIM, entre outros.
“A Tradelens permite que companhias e carregadores não apenas troquem informações de transacções em tempo real, mas também enviem documentos comerciais entre si”, indica a plataforma.
“A tecnologia blockchain ajuda a reduzir o tempo de processamento de documentos em papel, tornando mais rápida e fácil a emissão de conhecimentos de embarque, certificados sanitários, facturas e outros tipos de documentação”, acrescentam desde a Tradelens.