O porto de Maputo atingiu em 2022 um novo máximo de mercadorias movimentadas, com um crescimento homólogo de 20%, anunciou a concessionária.
No ano passado, o porto de Maputo movimentou 26,7 milhões de toneladas, valor que compara com os 22,2 milhões de toneladas registados em 2021.
De acordo com a MPDC, o crescimento da actividade foi resultado da melhoria das condições de operacionalidade do porto da capital moçambicana, desde logo, a reabilitação dos cais 6,7, 8 e 9, inaugurados em Maio do ano passado.
Decisivo foi também o aumento do tráfego ferroviário de minérios entre a África do Sul e Moçambique, com a operação 24/24 horas da fronteira Lebombo / Ressano Garcia. As cargas de minérios cresceram 73%,l de 1,4 para 2,4 milhões de toneladas.
“O porto tem vindo a colher os frutos das grandes obras de infra-estruturas realizadas nos últimos quatro anos”, sublinhou, em comunicado, o director executivo da MPDC.
“A decisão do Governo de Moçambique de estabelecer uma operação [ferroviária] de fronteira 24 horas teve um impacto positivo em todo o Corredor de Maputo”, acrescentou Osório Lucas.