O porto de Nacala, em Moçambique, deverá receber na próxima sexta-feira o primeiro carregamento de minério de ferro para exportação.

A Índia é o destino das primeiras 25 mil toneladas de minério de ferro extraído em Iapala, província de Nampula, afirmou o director executivo do porto de Nacala, Agostinho Langa, citado na imprensa local.

A exploração do minério em Iapala, a cerca de 100 quilómetros da capital provincial de Nampula, está a cargo da Damodar Ferro, uma empresa do grupo Damodar Mangalji, com sede em Panjim, Goa, que detém uma licença mineira concedida pelo governo moçambicano.

Agostinho Langa sublinhou a importância do escoamento do minério de ferro pelo porto de Nacala, para o aumento dos volumes de carga ali processados, e também das receitas do próprio porto.

O mesmo responsável acrescentou que o porto de Nacala espera igualmente escoar, nos próximos dois meses, 35 mil toneladas de cimento para o Malawi, sendo esta, também, uma carga que não estava planificada para o presente ano.

Comments are closed.