A modernização do porto de Namibe (Angola) implicará um investimento total de 40 milhões de dólares. A segunda fase deverá iniciar-se no próximo ano.
A recuperação das instalações e a introdução de novos equipamentos no porto de Namibe permitirá aumentar a capacidade de movimentação de cargas, das 500 mil toneladas/ano actuais para cerca das 800 mil toneladas, afirmou em Luanda o presidente da entidade gestora do porto, Joaquim Neto.
Na primeira fase de recuperação do porto, que ficou concluída em Agosto do ano passado, foram investidos 20 milhões de dólares, financiados no âmbito do acordo bilateral de cooperação existente entre Angola e o Japão.
A segunda fase dos trabalhos deverá iniciar-se em 2012, prevendo-se um investimento igualmente de 20 milhões de dólares, adiantou Joaquim Neto. Actualmente estão a ser feitos os necessários estudos para a execução das obras, prevendo-se o prolongamento do cais em cerca de 240 metros e a criação de uma área de perto de dois hectares para o parqueamento de contentores.
As obras de modernização do porto de Namibe inserem-se num plano estratégico de desenvolvimento que contempla também os Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes, ambos considerados peças-chave para o desenvolvimento do interior de Angola.