O porto de Ponta Delgada disporá em breve de um novo rebocador, o Açor, de “última geração”, anunciou a Portos dos Açores.
O novo rebocador é esperado hoje em São Miguel, e “representa um marco importante na modernização da frota de apoio portuário em Ponta Delgada” e à região. Substituirá o São Miguel.
Construído nos estaleiros espanhóis Armon, o Açor tem 24,2 metros de comprimento e 11,25 metros de boca, estando equipado com um sistema de propulsão avançado que inclui dois motores principais, cada um com 2000KW de potência, disponibilizando um total de 4000KW, cerca de 5300 cavalos.
A Portos dos Açores destaca ainda que o rebocador pode atingir 12 nós, garantindo “uma resposta rápida e eficiente em operações de manobra”, possuindo “uma capacidade de tracção de 70 toneladas deslocando-se para a frente e 65 toneladas para trás”, um “factor decisivo para as manobras de navios de grandes dimensões”.
A empresa aponta também que o novo rebocador opera com maior eficiência energética e reduz os custos operacionais a longo prazo.
As próximas semanas serão agora dedicadas à realização de testes técnicos e à formação das equipas de operação. O comunicado não adiante uma data para o início das operações.
O concurso para a compra do novo rebocador foi lançado em Outubro de 2021, com um preço base de sete milhões de euros.