O Porto de Roterdão está a promover, por estes dias, testes ao platooning de camiões. A iniciativa decorre no âmbito da Semana da Experiência Conectada nos Transportes.

Camiões em platooning realizam transportes reais em Roterdão

Esta iniciativa vem no seguimento do Platooning Challenge, promovido em Abril de 2016. Nessa altura, os camiões não levavam mercadorias, mas desta vez os veículos transportam oito contentores nas rotas reais nos corredores regionais Amesterdão-Antuérpia e Roterdão-Ruhr. Um total de 250 rotações está a ser realizado ao longo de cinco dias a partir de seis locais (Helmond, Tilburg, Roterdão/Maasvlakte, Moerdijk, Roosendaal, Aalsmeer).

Os defensores do platooning indicam que o transporte conectado pode ajudar a garantir que os processos de logística no porto serão executados de maneira ainda mais eficaz no futuro. No transporte conectado vários camiões são conduzidos em grupo, a uma distância menor do que o habitual no transporte “normal”.

Os camiões utilizados nos testes a decorrer na Holanda estão equipados com cruise control adaptativo (que mantém uma velocidade constante e reduz a velocidade automaticamente se o veículo à frente desacelera) e sistemas de gestão da circulação em cruzamentos. Os Sistemas Inteligentes de Controlo de Tráfego (TCS) nas intersecções detectam o pelotão de veículos num estágio inicial, após o qual o comboio tem semáforo verde por mais tempo ou recebe prioridade acima de outros tráfegos na estrada. Essa ligação entre gestão de tráfego e logística está a ser testada pela primeira vez durante a Semana da Experiência Conectada nos Transportes.

 

Comments are closed.