No dia em que inaugurou oficialmente o terminal de contentores da APM Terminals e da TIL, o ministro brasileiro dos Portos e o presidente da Codesp anunciaram um concurso para a realização de dragagens no valor de 550 milhões de reais.
O novo concurso, ainda sem data marcada, agrupará todos os trabalhos de dragagem do porto: no canal de navegação, na bacia de rotação e nos postos de acostagem. Os trabalhos actualmente em curso, e que deverão terminar até ao final do ano, estão divididos em dois contratos: um da responsabilidade da Secretaria de Estado dos Portos e outro da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
O canal de navegação já deveria ter sido dragado a -15 metros, mas isso apenas se verifica em dois dos quatro trechos em que se encontra dividido.
Os responsáveis dos Portos e da Codesp não avançaram pormenores sobre até onde irão as dragagens agora anunciadas. Mas o ministro dos Portos sublinhou a necessidade de preparar os portos brasileiros para os navios super post-panamax.
O novo contrato para as dragagens terá uma duração de três anos.
O anúncio foi feito à margem da inauguração do Brasil Terminal Portuário, um investimento de 861 milhões de dólares da parceria entre a APM Terminals e a TIL (MSC).