A Administração do Porto de Setúbal (APSS) vai entregar ao Estado perto de 2,7 milhões de euros de dividendos relativos ao exercício de 2011, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
No ano passado, a APSS atingiu um resultado líquido de mais de 5,3 milhões de euros. Uma melhoria significativa face aos 3,3 milhões apurados no exercício de 2010.
A assembleia geral da empresa, realizada no passado dia 30, aprovou o relatório e contas e bem assim a proposta de aplicação dos resultados apresentada pela administração. Os perto de 2,7 milhões de euros destinados a dividendos representam 50% dos lucros, mas ficam abaixo dos 3,3 milhões de euros arrecadados pelo Estado no exercício de 2010.
A explicação reside no facto de, desta feita, ter sido proposta – e aprovada – a constituição de uma reserva para investimentos no valor de 2,1 milhões de euros. O equivalente a 40% dos lucros. (Os restantes 10% destinaram-se à obrigatória reserva legal.)
O aumento da frente de cais no terminal ro-ro, com o fecho da “praia” existente entre o terminal da Sadoport e o terminal ro-ro/Auto Europa, é um dos projectos há muito desejados pela APSS, e que agora mais se justificará com o desenvolvimento das operações de carga/descarga de automóveis e o aumento da frequência das escalas de navios porta-veículos.
No ano passado, os resultados operacionais da APSS cresceram 58%, para os 7,3 milhões de euros, fruto de uma subida de 3% nos proveitos, para os 23,6 milhões de euros, e um decréscimo de 11% nos custos, para os 16,3 milhões.