A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a CODERN – Autoridade Portuária Companhia Docas do Rio Grande do Norte assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que visa fortalecer o intercâmbio de conhecimento e boas práticas na gestão portuária, contribuindo para o desenvolvimento e modernização das infraestruturas de ambos os portos.
Este acordo tem como principal objetivo a partilha de informação e experiências nos domínios da inovação portuária, logística, transporte marítimo, dragagem de canais de acesso, gestão de riscos e segurança nas operações portuárias, entre outras áreas de interesse comum. A parceria também visa fomentar o desenvolvimento de sistemas de logística de transporte e plataformas de comércio eletrônico, além da capacitação de recursos humanos através de programas de formação e visitas técnicas.
A cerimónia de assinatura teve lugar na sede da APSS, no contexto da missão empresarial do estado brasileiro do Rio Grande do Norte à região, uma iniciativa dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra. O Protocolo foi assinado, em representação da APSS, pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Correia, e pela administradora Carla Ribeiro. Assinaram igualmente o documento o presidente da CODERN, Paulo Henrique Macedo, e o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves.
Carlos Correia destacou que o porto de Setúbal “possui muitas potencialidades em termos de crescimento” e que é essencial “identificar novas oportunidades de negócio e fortalecer parcerias estratégicas”. O Presidente da APSS salientou que o acordo celebrado com a CODERN “é uma oportunidade para troca de experiências nas áreas da transição digital, transição energética e descarbonização portuária” e espera que este protocolo “seja um primeiro passo de um caminho conjunto” para a criação de oportunidades que beneficiem ambos os portos.
Já Paulo Henrique Macedo referiu que o impulso que está a ser dado à criação de uma rota marítima entre Natal e Setúbal “só é possível graças à parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte” e que este acordo representa um passo concreto na concretização desse objetivo. O vice-governador Walter Alves reforçou a importância da parceria entre os dois portos, considerando-a “profícua” e assumindo o compromisso do Governo estadual em ampliar a cooperação.
Para garantir o sucesso da colaboração, a APSS e a CODERN – autoridade portuária que gere e explora os portos brasileiros de Natal, Maceió e Areia Branca – pretendem estabelecer um canal regular de partilha de informações económicas e comerciais, nomeadamente sobre tráfego marítimo, investimentos e projetos previstos. As duas entidades também se comprometem a promover a participação conjunta em eventos, feiras e exposições do setor, facilitando a criação de novas oportunidades de negócio.
O acordo prevê ainda a troca de conhecimentos sobre tecnologia portuária, modernização de equipamentos e infraestrutura, bem como a adoção de boas práticas na área ambiental, administrativa e financeira. A cooperação será desenvolvida respeitando as legislações nacionais de ambos os países e garantindo a proteção de dados e informações sensíveis.
Este protocolo reforça igualmente o compromisso da APSS e da CODERN em impulsionar o desenvolvimento sustentável da economia azul, criando sinergias entre Portugal e Brasil no setor portuário e logístico.