A Galp Energia e a Northvolt escolheram o Parque Industrial Sapec Bay para instalar uma unidade de processamento de lítio. O porto de Setúbal ganhará pelo menos 200 mil toneladas.
O investimento anunciado (mas ainda não definitivo) é de 700 milhões de euros. A unidade receberá pelo porto de Setúbal “cerca de 200 mil toneladas/ano de concentrado de espodumena”, a que acrescerão “mais de 110 mil toneladas de outros componentes, estimando exportar 25 mil toneladas de lítio processado para os fabricantes internacionais de cátodos de baterias e mais 260 mil toneladas de subprodutos”, avança a administração portuária em comunicado.
“Setúbal foi o local escolhido entre as várias opções possíveis porque preenchia todos os requisitos estabelecidos pela Aurora, a joint venture da Galp e da Northvolt que irá liderar este projeto no futuro. O local, situado no Parque Industrial Sapec Bay, dispõe de acesso a infraestruturas, caminhos-de-ferro e instalações portuárias. É também um local ideal para obter reagentes, e está próximo de utilizadores de subprodutos, nomeadamente as indústrias do cimento e do papel e pasta de papel” refere o comunicado da Galp e Northvolt.
A fábrica, apresentada como uma das maiores e mais modernas da Europa, criará mais de 200 postos de trabalho directos altamente qualificados e 1 300 postos de trabalho indirectos.
A produção projectada de hidróxido de lítio será suficiente para uma produção anual de baterias equivalente a 50 GWh (suficiente para 700 mil veículos elétricos.
A nova unidade será candidata ao PRR, estimando-se uma taxa de financiamento de 15%.