O Porto de Setúbal tem confirmadas para este ano quatro escalas de navios de cruzeiros, mas já sonha chegar a breve prazo às 40. Para isso, prepara investimentos.
O “Le Dumont D´Urville”, da companhia francesa de cruzeiros de luxo “Ponant”, foi o primeiro a escalar o porto de Setúbal este ano, trazendo a bordo cerca de 150 passageiros. Para amanhã é esperado o “SeaDream I”, da Sea Dream.
Desenvolver a valência dos cruzeiros é uma das apostas da administração portuária, que tem confirmada para este ano a vinda de mais dois navios. Mais navios e mais passageiros exigirão melhores infra-estruturas, e é nisso que a APSS está a trabalhar.
“Até final do ano esperamos lançar uma estrutura com melhores condições e que dê resposta a um aumento do número de escalas de navios de cruzeiros no Porto de Setúbal”, avançou António Caracol, administrador da APSS, citado em comunicado.
“Para este ano prevemos a escala de mais três navios e já existem várias manifestações de interesse para o próximo ano. No entanto, prevemos que a breve prazo o Porto de Setúbal consiga ter uma média de 40 escalas anuais. É para isso que estamos a trabalhar, reforçando o papel do Porto de Setúbal como motor de desenvolvimento económico e social da região”, acrescentou.
“O Porto de Setúbal tem um grande potencial por aproveitar no sector dos cruzeiros e da náutica de recreio. Temos vindo a delinear uma estratégia de crescimento porque sabemos que esta área irá potenciar a economia local e regional, seja na parte dos cruzeiros, seja na área da náutica de recreio e marítimo-turística. Como pudemos verificar, cerca de 90% dos passageiros a bordo deste navio foram usufruir do que esta região tem para oferecer em termos de turismo. Por outro lado, temos estudos que comprovam que 60% dos cruzeiristas voltam depois ao destino para explorar com mais tempo os locais que visitaram. E esta é uma oportunidade que temos de aproveitar”, reforçou.
Na verdade, segundo a APSS, no dia que permaneceram em Setúbal, os passageiros do “Le Dumont D´Urville” puderam visitar a cidade, mas também os castelos de Setúbal, Palmela e Sesimbra; a Quinta da Bacalhôa (com prova de vinhos e queijos da região), a Serra da Arrábida e observar os golfinhos no Sado.
O “Le Dumont D´Urville saiu de Las Palmas e fez escala em Santa Cruz de Tenerife, San Sebastian de la Gomera, Santa Cruz de la Palma, Funchal e Lagos antes de chegar a Setúbal, de onde seguiu para Lisboa, destino final.
Já “SeaDream I” sairá de Lisboa e escalará Setúbal, numa viagem que tem por destino a cidade espanhola de Málaga.