O crescimento do ro-ro e a resiliência dos contentores não chegaram para evitar a quebra de mercadorias no porto de Setúbal para os 6,6 milhões de toneladas, menos 5,9% em termos homólogos.

A carga ro-ro cresceu 33,9% e chegou às 350,7 mil toneladas, com o tráfego de automóveis a avançar mais de 30% até às 171 590 unidades, com o impulso do novo T-Roc da Autoeuropa mas não só.

A carga contentorizada cedeu apenas 1,5% e ficou nos 1,6 milhões de toneladas, com a movimentação de contentores a fraquejar apenas 2,6%, ou uns 4 000 TEU, para 152 483. Foi o segundo ano consecutivo acima dos 150 mil, sublinha a APSS.

O pior mesmo, o que “tramou” os números do porto da foz do Sado foi a quebra de 400 mil toneladas no embarque de carga geral fraccionada, que assim afundou 17,4% e se quedou nos 1,7 milhões de toneladas.

Nos restantes tipos de carga, os granéis sóliudos recuaram 4,4% para 2,6 milhões de toneladas e os granéis líquidos avançaram 1,7% e chegaram às 274,7 mil toneladas.

Na apreciação global dos resultados, a administração portuária destaca o “crescimento do movimento das cargas de valor acrescentado relativamente a outras tipologias associadas a cargas industriais pesadas” e avança que  “2018 pode vir a ser o melhor de sempre na movimentação de veículos no Porto de Setúbal, com a exportação a tornar-se predominante neste modo de carga face aos números estimados de produção da fábrica da VW”.

 

 

This article has 2 comments

  1. A quebra no movimento total de mercadorias em 2017 no porto de Setúbal não teria ocorrido se a MINISTRA DO MAR JÁ TIVESSE RENEGOCIADO CONCESSÃO TERMINAIS NOMEADAMENTE O DE CONTENTORES PARA QUE A DRAGAGEM TIVESSE SIDO FEITA E OS BARCOS COM MAIOR CALADO ACOSTAREM, É ASSIM EM ALCÂNTARA & SETÚBAL E EM LEIXÕES E AVEIRO, QUE VERGONHA SENHORA MINISTRA !!

  2. A QUEBRA MOVIMENTO MERCADORIAS EM 2017 NÃO TERIA OCORRIDO SE MINISTRA DO MAR JÁ TIVESSE RENEGOCIADO AS CONCESSÕES PARA DRAGAR E ASSIM PODER RECEBER BARCOS COM CALADO MAIS FUNDO E BARCOS MUITO MAIORES QUE VERGONHA SENHORA MINISTRA DO MAR !!