Abril foi o melhor mês de sempre do porto de Sines, com 4,8 milhões de toneladas movimentadas, anunciou a administração portuária.
O porto de Sines continua em alta em 2024. Os receios de perda de cargas, por força da integração do shipping no esquema de comércio de emissões europeu, não se concretizaram, ou foram compensados, com vantagem, pela crise no Mar Vermelho, e com isso o porto alentejano soma e segue, ao ponto de Abril ter sido um mês de recorde absoluto de actividade.
Os 4,8 milhões de toneladas movimentadas representam um crescimento homólogo de 25%. A administração portuária não detalhou o comportamento dos diferentes tipos de cargas.
Com eles, o primeiro quadrimestre salda-se por um volume acumulado de 16,3 milhões de toneladas, que compara com os 13,7 milhões de há um ano, num crescimento de 19%.
Note-se que, até ao final de Março, e de acordo com os dados divulgados pela AMT, o porto de Sines carregou praticamente sozinho os portos nacionais para um resultado positivo de 21,2 milhões de toneladas, tendo contribuído com 11,5 milhões.
Como a Yilport não consegue melhorar concessão com o governo quem perde é porto Leixões e quem ganha é terminal contentores de Alcântara. É curioso que dono ambas concessões é a Yilport !!
Entendam-se, Yilport e governo, rapidamente lol …
Assim, perdem Leixões e Norte de Portugal !…