A Administração do Porto de Sines e a Autoridade do Canal do Panamá anunciaram uma parceria para desenvolverem os seus negócios respectivos, focalizando na promoção da rota marítima entre a Europa e a Costa Oeste América do Sul.

O acordo de parceria prevê o desenvolvimento de acções de promoção comercial conjuntas, a troca de informações e de estudos de mercado, o intercâmbio tecnológico e no domínio da formação.

Sines aposta forte em valorizar a sua posição como porta de entrada/saída da Península Ibérica e da Europa, nas trocas com as Américas e com a Ásia, aproveitando as oportunidades que decorrerão do alargamento do Canal do Panamá (previsto para estar concluído em 2014).

Este acordo insere-se nesse posicionamento estratégico, e visa também valorizar, divulgar e promover as capacidades de Sines no mercado global.

A Autoridade do Canal do Panamá, que gere a infra-estrutura por onde já passa anualmente cerca de 4% do comércio mundial, tem vindo a celebrar protocolos de cooperação com vários portos europeus (e não só), com o objectivo de potenciar a sua posição de alternativa/concorrente às rotas pelo Suez.

Comments are closed.