A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou hoje o concurso para a duplicação de mais um troço do IP8, que há-de melhorar as acessibilidades rodoviárias ao porto de Sines.
De acordo com o anúncio de procedimento publicado no Diário de República, trata-se da Empreitada “IP8(A26) – Ligação entre Sines e a A2 – Lanço IP 8 entre Relvas Verdes e Roncão – Aumento de capacidade”.
Em causa está a “melhoria das condições de circulação e segurança no IP8, entre o Nó de Relvas Verdes (km13+820) e Roncão (28+002)”, numa distância de cerca de 15 quilómetros, que passará a ter um perfil de auto-estrada (2×2), com isso “melhorando (…) as acessibilidades ao Porto de Sines”.
O investimento previsto é de 58 milhões de euros. O prazo para a execução dos trabalhos é de 540 dias (18 meses).
A conclusão da ligação em auto-estrada entre o porto de Sines e a A2, em Grândola Norte, numa distância total de cerca de 54 quilómetros é um dos projectos inscritos pelo Governo no PRR. Apenas estão concluídos cerca de 15.
Até que as obras no porto Leixões estejam concluidas o terminal de Alcantara irá subir para acomodar a falta de capacidade a Norte o que durará muitos e muitos anos. Sorte para a capital Lisboa.mas como concessionârio é o mesmo em ambos os terminais de contentores etc etc etc